DCG » Archive » DCG Lectures: Supergrid: o kit de partes como gramática da forma – Pedro Engel

>>DCG Lectures: Supergrid: o kit de partes como gramática da forma – Pedro Engel

post date: March 25, 2018
author:
cat: events, news

Os exercício de kit-de-partes pertencem a uma tradição didática onde a composição arquitetônica é limitada pelo uso de uma coleção específica de elementos e por regras claras de combinação. Um kit-de-partes pode ser entendido como uma gramática arquitetônica e, portanto, é passível de codificação.

O Supergrid é um algoritmo que explora o potencial computacional implícito na sintaxe do kit-de-partes para compor um grande catálogo na forma de um extenso modelo físico produzido digitalmente visando explicitar e explorar o rico potencial contido na coleção de componentes elementares da arquitetura cotidiana.

The lecture will take place on March 28 at 14h00, in room 5.0.13 (Pav. 5, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa).

Pedro Engel é arquiteto, professor  do sector de Estudo da Forma na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua atuação concentrada no ensino de fundamentos do projeto pauta seus diversos interesses de pesquisas: métodos didáticos, processos de concepção, meios de representação e sistemas computacionais de geração da forma. Junto ao Laboratório de Modelos da FAU-UFRJ – LAMO – vem desenvolvendo como designer projetos que exploram métodos de fabricação digital e modelagem numa interface entre arte, arquitetura e pesquisa acadêmica.

After Prof. Engel’s presentation, the lecture will continue with presentations of the following DCG PhD candidates, followed by a Q&A session:

14h30 – Rui de Klerk – Semantics in design generation using ontologies to control shape generation

15h00 – Sara Garcia – A Grammar-based Tool for Multipurpose Chair Design

15h30 – Daniel Mateus – Energy-based Design: Digital Design of Building Skins